sábado, 4 de agosto de 2012

Venezuela no Mercosul (artigo de opinião)

    Há pouco mais de um mês ficamos sabendo da entrada da Venezuela no Mercosul (Mercado Comum do Sul). O interessante é que esta aceitação se deu com o Paraguai, país membro, suspenso do bloco. Isso me fez indagar... Por que a Venezuela não fora aceita antes? O que será que pesa mais para a aceitação de um país no bloco: Fator político ou econômico? Para tentar responder a estas perguntas, vamos analisar esse bloco.
    O Mercosul foi criado em 1991 com o tratado de Assunção, tendo como países membros inicialmente: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. É uma união aduaneira, ou seja, os países pertencentes tem uma taxa de exportação comum e uma livre circulação. Sabe-se que o Brasil e a Argentina são os principais beneficiados nesse bloco.
    A Venezuela já vem há um bom tempo querendo ser aceita no bloco. Porém, os conflitos políticos e os discursos polêmicos contra a maior potência econômica, Os Estados Unidos, do atual presidente, Hugo Chávez, de perfil ditatorial, eram fortes motivos para essa aceitação não ocorrer. Eram.
    Recentemente o Paraguai foi suspenso do Mercosul por causa do impeachment do presidente Fernando Lugo. Creio que o Brasil e a Argentina aproveitaram o momento e fizeram uma votação para a aceitação da Venezuela. O Uruguai não teve muito o que fazer, ou opinar. Mas por que os principais membros do bloco teriam interesse com a entrada da Venezuela? Fator econômico. A Venezuela é a maior produtora de petróleo da América do Sul. Segundo a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, a inclusão desse país transforma o bloco em uma "potência energética e alimentar mundial".
    Respondendo a primeira pergunta, a Venezuela não foi aceita antes porque o Paraguai era e é contra, e segundo o tratado de Assunção, uma decisão só pode ser tomada se todos os países membros concordarem. Apesar de o Paraguai estar suspenso, ele é um país membro, por isso irá recorrer a esta entrada 'ilegal' da Venezuela no Mercosul.
    Respondendo a segunda pergunta, nesse caso foi o fator econômico, pois parece que os atuais integrantes do Mercosul não levaram muito em conta o perfil caudilho e polêmico do presidente venezuelano.
    Essas respostas são apenas conclusões minhas. Afinal, cada um tem que tirar as suas. Não podemos ficar presos ao que a mídia veicula. Veja a notícia e discuta com outras pessoas, compartilhe sua opinião.