terça-feira, 22 de maio de 2012

Principais acontecimentos no período da Ordem Bipolar

 A corrida armamentista de Estados Unidos e União Soviética.  
    Os Estados Unidos possuíam uma bomba atômica, essa arma já tinha sido utilizada na 2ª guerra mundial e fazia com que os EUA tivessem uma grande vantagem em relação à URSS. Para combater esta tecnologia americana, a URSS iniciou um programa de pesquisas para produzir tais bombas, conseguindo em 1949. Porém, os EUA já estavam testando uma nova bomba de hidrogênio que era bem mais poderosa que a bomba nuclear. A URSS só em 1953 conseguiu produzir bombas de hidrogênio por meio da espionagem (que coisa  feia!).
     Na década de 60 os EUA e a URSS já possuíam armas suficientes para vencer e destruir qualquer país do mundo, ou até mesmo, o mundo! (O.o) Isso fez surgir um "Equilíbrio de Terror" pois ambos os países tinham medo de iniciar uma guerra nuclear com receio das consequências.


Corrida Espacial
   EUA e URSS travaram uma disputa muito grande no que se refere aos avanços espaciais. Ambos corriam para tentar atingir objetivos significativos nesta área. Isso ocorria, pois havia uma certa disputa entre as potências, com o objetivo de mostrar para o mundo qual era o sistema mais avançado. No ano de 1957, a URSS lança o foguete Sputnik com um cão dentro, o primeiro ser vivo a ir para o espaço. Doze anos depois, em 1969, o mundo todo pôde acompanhar pela televisão a chegada do homem a lua, com a missão espacial norte-americana.


A Guerra do Vietnã
   A relação entre os dois Vietnãs, em função das divergências políticas e ideológicas, era tensa no final da década de 1950. Em 1959, vietcongues (guerrilheiros comunistas), com apoio de Ho Chi Minh e dos soviéticos, atacaram uma base norte-americana no Vietnã do Sul. Este fato deu início a guerra. 
Entre 1959 e 1964, o conflito restringiu-se apenas ao Vietnã do Norte e do Sul, embora Estados Unidos e também a União Soviética prestassem apoio indireto.



A Guerra da Coreia  
   A guerra da Coréia se iniciou em 25 de junho de 1950 e terminou em 27 de julho de 1953. Os Estados Unidos e a União Soviética eram ex-aliadas e a guerra da Coréia aconteceu devido o conflito entre eles. A Coréia é dividida pelo paralelo 38 que é usada para demarcar os territórios dos dois exércitos. A Coréia do norte era comunista liderada pela União Soviética e a Coréia do sul era capitalista liderada pelos Estados Unidos. (Saiba mais)

A Construção do Muro de Berlim
   O funcionário do Serviço de Defesa da Constituição de Berlim que estava de plantão no segundo final de semana de agosto de 1961 não esperava ocorrências extraordinárias. Mas já na madrugada de sábado para o domingo, dia 13, ele foi surpreendido à 1h54 pela notícia de que o tráfego de trens entre Berlim Ocidental e Berlim Oriental fora suspenso.
   A abrangência do fato, porém, só ficou clara quando o dia amanheceu. A República Democrática Alemã (RDA) dera início à construção de um muro entre as duas partes de Berlim, cortando o acesso de 16 milhões de alemães ao lado ocidental. "A fronteira em que nos encontramos, com a arma nas mãos, não é apenas uma fronteira entre um país e outro. É a fronteira entre o passado e o presente", era a interpretação ideológica do governo alemão-oriental.

    

Ordem Geopolítica Mundial

Conceito:
A geopolítica é a disciplina que busca entender as relações recíprocas entre o poder político nacional e o espaço geográfico. Ela tem duas finalidades:
1. Orientar a situação dos governos no cenário mundial;
2. Permitir uma análise mais precisa das relações mundias.

A Ordem Geopolítica Mundial:
Essa ordem define qual é ou quais são as grandes potências e suas áreas de influência em determinado momento histórico, quais são as disputas ou conflitos que ocorrem nos âmbitos político, militar, ideológico, econômico etc.

A Velha Ordem Mundial
   Se pensarmos em unipolaridade (o poder concentrado em uma única potência) antigamente, lembraremos da Inglaterra. Pois no período da industrialização ela era a maior potência mundial. Essa pode ser considerada a primeira fase da velha ordem mundial. (final do século XVIII e início do século XIX)
   A velha ordem mundial ficou caracterizada pela bipolaridade (de um lado o bloco capitalista liderado pelos Estados unidos, do outro o bloco socialista liderado pela URSS). As disputas ideológicas ocorreu entre os capitalistas e socialistas por meio do cinema e das olímpíadas (disputas entre americanos e soviéticos). Houve dois marcos: A Corrida Armamentista e a Corrida Espacial. Esse período vai de 1945 à 1991.

                                imagem representando o período da bipolaridade.
 
  Para você entender melhor e mais profundamente essa "divisão do mundo" em  dois blocos ideológicos eu recomendo que assista esta teleaula abaixo:



sábado, 12 de maio de 2012

Globalização no nosso dia-a-dia

                                                     Garota com Coca Cola e Doritos.

     A globalização faz parte do nosso dia-a-dia e muitas vezes nem percebemos... Você já parou para pensar a origem da fábrica do salgadinho que você come? Ou onde seu celular foi montado? se todas as peças dele vieram de um lugar só? Hum.. Acho que não, não é?! Chega de perguntas! Parei para pensar sobre isso porque fui "obrigada"(tinha que escrever sobre isso) Mas achei esse tópico interessante.
    Fui verificar algumas coisas aqui de casa, ver onde elas tinham sido produzidas. Nossa, quanta coisa da China! (Risos) Não achei nada que fosse produzido aqui no Brasil, não nos objetos que olhei. Observei também alguns eletrodomésticos e observei o nome das marcas: Samsung, gradiente, LG, Dako, hp, Sony... O único nome que me pareceu familiar(brasileiro) foi gradiente. Quanta marca importada não?!
    Pois é minha gente, objetos tecnológicos,comidas, roupas, tênis, bolsas, acessórios, entre outros, vindos de diversas partes do mundo, fazem parte do nosso dia, e muitas vezes nem percebemos, nem nos importamos. Isso é Globalização! Hello, não existe criatura no mundo que não seja globalizada ou que respire um pouco do ar dela. Fato.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Globalização

    Quando penso nessa palavra o que vem na minha cabeça são os meios de comunicação. A velocidade com que as notícias são transmitidas para todas as partes do mundo. Mas Globalização é muito mais do que isso. Penso mais um pouco, e vejo que há mais coisa para se dizer...
    O que seria das super potências econômicas sem a globalização? O que seria de nós sem a globalização? Creio que viveríamos ainda na época das grandes navegações e das cartas (risos). Mas é sério! Pois a globalização se deu com os avanços nos meios de transporte e da telecomunicação. Isso ajudou bastante o capitalismo, pois ficou mais fácil as empresas de diversos lugares se conectarem, negociarem, trustarem*
    Se não fosse a globalização eu não estaria aqui, em frente ao computador, escrevendo este pequeno texto, com expectativa de que seja lido talvez por pessoas que eu nem conheça, assim que eu publicar!


*trustarem: neologismo. Referente à Truste.