terça-feira, 22 de maio de 2012

Principais acontecimentos no período da Ordem Bipolar

 A corrida armamentista de Estados Unidos e União Soviética.  
    Os Estados Unidos possuíam uma bomba atômica, essa arma já tinha sido utilizada na 2ª guerra mundial e fazia com que os EUA tivessem uma grande vantagem em relação à URSS. Para combater esta tecnologia americana, a URSS iniciou um programa de pesquisas para produzir tais bombas, conseguindo em 1949. Porém, os EUA já estavam testando uma nova bomba de hidrogênio que era bem mais poderosa que a bomba nuclear. A URSS só em 1953 conseguiu produzir bombas de hidrogênio por meio da espionagem (que coisa  feia!).
     Na década de 60 os EUA e a URSS já possuíam armas suficientes para vencer e destruir qualquer país do mundo, ou até mesmo, o mundo! (O.o) Isso fez surgir um "Equilíbrio de Terror" pois ambos os países tinham medo de iniciar uma guerra nuclear com receio das consequências.


Corrida Espacial
   EUA e URSS travaram uma disputa muito grande no que se refere aos avanços espaciais. Ambos corriam para tentar atingir objetivos significativos nesta área. Isso ocorria, pois havia uma certa disputa entre as potências, com o objetivo de mostrar para o mundo qual era o sistema mais avançado. No ano de 1957, a URSS lança o foguete Sputnik com um cão dentro, o primeiro ser vivo a ir para o espaço. Doze anos depois, em 1969, o mundo todo pôde acompanhar pela televisão a chegada do homem a lua, com a missão espacial norte-americana.


A Guerra do Vietnã
   A relação entre os dois Vietnãs, em função das divergências políticas e ideológicas, era tensa no final da década de 1950. Em 1959, vietcongues (guerrilheiros comunistas), com apoio de Ho Chi Minh e dos soviéticos, atacaram uma base norte-americana no Vietnã do Sul. Este fato deu início a guerra. 
Entre 1959 e 1964, o conflito restringiu-se apenas ao Vietnã do Norte e do Sul, embora Estados Unidos e também a União Soviética prestassem apoio indireto.



A Guerra da Coreia  
   A guerra da Coréia se iniciou em 25 de junho de 1950 e terminou em 27 de julho de 1953. Os Estados Unidos e a União Soviética eram ex-aliadas e a guerra da Coréia aconteceu devido o conflito entre eles. A Coréia é dividida pelo paralelo 38 que é usada para demarcar os territórios dos dois exércitos. A Coréia do norte era comunista liderada pela União Soviética e a Coréia do sul era capitalista liderada pelos Estados Unidos. (Saiba mais)

A Construção do Muro de Berlim
   O funcionário do Serviço de Defesa da Constituição de Berlim que estava de plantão no segundo final de semana de agosto de 1961 não esperava ocorrências extraordinárias. Mas já na madrugada de sábado para o domingo, dia 13, ele foi surpreendido à 1h54 pela notícia de que o tráfego de trens entre Berlim Ocidental e Berlim Oriental fora suspenso.
   A abrangência do fato, porém, só ficou clara quando o dia amanheceu. A República Democrática Alemã (RDA) dera início à construção de um muro entre as duas partes de Berlim, cortando o acesso de 16 milhões de alemães ao lado ocidental. "A fronteira em que nos encontramos, com a arma nas mãos, não é apenas uma fronteira entre um país e outro. É a fronteira entre o passado e o presente", era a interpretação ideológica do governo alemão-oriental.

    

2 comentários: