terça-feira, 22 de maio de 2012

Ordem Geopolítica Mundial

Conceito:
A geopolítica é a disciplina que busca entender as relações recíprocas entre o poder político nacional e o espaço geográfico. Ela tem duas finalidades:
1. Orientar a situação dos governos no cenário mundial;
2. Permitir uma análise mais precisa das relações mundias.

A Ordem Geopolítica Mundial:
Essa ordem define qual é ou quais são as grandes potências e suas áreas de influência em determinado momento histórico, quais são as disputas ou conflitos que ocorrem nos âmbitos político, militar, ideológico, econômico etc.

A Velha Ordem Mundial
   Se pensarmos em unipolaridade (o poder concentrado em uma única potência) antigamente, lembraremos da Inglaterra. Pois no período da industrialização ela era a maior potência mundial. Essa pode ser considerada a primeira fase da velha ordem mundial. (final do século XVIII e início do século XIX)
   A velha ordem mundial ficou caracterizada pela bipolaridade (de um lado o bloco capitalista liderado pelos Estados unidos, do outro o bloco socialista liderado pela URSS). As disputas ideológicas ocorreu entre os capitalistas e socialistas por meio do cinema e das olímpíadas (disputas entre americanos e soviéticos). Houve dois marcos: A Corrida Armamentista e a Corrida Espacial. Esse período vai de 1945 à 1991.

                                imagem representando o período da bipolaridade.
 
  Para você entender melhor e mais profundamente essa "divisão do mundo" em  dois blocos ideológicos eu recomendo que assista esta teleaula abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário